Rupert Murdoch X Google

by

O presidente da NewsCorp (empresa dona dos jornais Wall Street Journal, The Sun e outros), entrou em rota de colisão com a empresa de buscas online Google.

A discussão em torno de tal notícia é destaque em praticamente todos os meios de comunicação e o motivo é simples: A Google estaria ganhando, através de seus pageviews de notícias dos jornais, dinheiro que deveria ser da NewsCorp.

A disputa, ao menos publicamente, parece ser apenas com relação ao conteúdo jornalístico, mas vejo que existe também a questão da publicidade envolvida. Além da Google estar conseguindo disponibilizar gratuitamente conteúdo informativo feito por um veículo de comunicação (e que envolve jornalistas, fotógrafos, redatores – e todos precisam ser pagos), a empresa de busca está ganhando também pela publicidade disponibilizada em suas páginas. Google AdSense e AdMob agradecem o dinheiro, que significa menos dinheiro na conta da NewsCorp.

Murdoch está montando um modelo de pay-to-read, onde o usuário pagará para ler uma matéria (ou o jornal inteiro – sinto o cheiro de Napster, iTunes e etc) e pretende, com isso, tornar suas informações “invisíveis” ao site de busca.

Maiores informações sobre o debate podem ser lidos aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: