Para bandas, viajar = faturar

by

Quando usuários começaram a trocar músicas pela internet, muitas bandas enfrentaram o “fenômeno”, achando que poderiam controlar o tráfego de MP3 . O caso mais emblemático foi o do Metallica enfrentando uma batalha judicial contra o Napster. A banda, representada pelo baterista Lars Ulrich, alegava que, como proprietários das músicas que escreviam, eram eles quem deveriam decidir se elas deveriam ser dadas ou vendidas.

Bom, até faz algum sentido, ideologicamente. Mas, por maior que fosse o Metallica, eles não poderiam lutar contra algo tão grande, contra uma tendência de toda uma geração. Em termos de imagem, posicionar-se contra o compartilhamento de músicas online foi um erro besta. Em termos de estratégia, mais besta ainda, uma vez que a grande parte da renda dos artista vem dos shows, e não da venda de álbuns.

Aos poucos as bandas, assim como o próprio Metallica, foram adotando a máxima “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Entenderam que a internet poderia ser uma aliada e não uma inimiga. Ações online são realizadas para promover as bandas e seus novos álbuns, e algumas bandas, como o Radiohead até oferecem álbuns inteiros, completamente gratuitos. Isso me parece razoável se pensarmos que o público dessas bandas são heavy users da internet, e a distribuição das músicas pode simplesmente aumentar o brand awareness (usando uma linguagem totalmente mercadológica) dos artistas.

Simples, não? Tendo mais acesso à músicas, o usuário passa a conhecer melhor as bandas e, posteriormente, vai querer ir aos seus shows, já que são estes que realmente recheiam os bolsos dos artistas. Assim sendo, podemos dizer que os bolsos do pessoal do U2 estão bem cheios. Veja abaixo o ranking das 5 bandas que mais faturam em turnês atualmente. Para visualizar a lista completa do top20 clique aqui.

1. U2; $7,689,626; $93.77.

2. Bruce Springsteen&The E Street Band; $3,246,542; $83.72.

3. AC/DC; $1,827,586; $85.45.

4. Jonas Brothers; $1,388,330; $66.31.

5. Metallica; $1,372,098; $68.13.

Os valores apresentados estão em dólares e representam a renda média por cidade e preço médio de ingresso para shows na América do Norte.

Tags: , ,

Deixe um comentário