Jornalismo-mentira assumido. E hilário.

by

Alunos da fictícia Escola Montessoriana de Odontologia descobrem que "não há certo e errado quando se trata um canal"...

Uma das características mais bacanas da internet é que sempre tem alguém que não tem o que fazer pensando em algo pra você fazer quando não tiver o que fazer. E a galera do www.theonion.com faz isso com esmero.

Sites de notícias pululam em quantidade e velocidade superior à que podemos acompanhar. Também é difícil checar a credibilidade de todos eles. Por isso, nada mais honesto do que um site que só conta mentiras – mas muito bem produzidas.

The Onion News Network (ou simplesmente ONN – qualquer semelhança será uma ótima sacada) é um site de jornalismo-mentira de dar inveja a qualquer produção televisiva. Os clichês estão todos lá – os estúdios com paredes cobertas de monitores de LCD, os cabelos laqueados, as tomadas de câmera – mas as manchetes diferem bastante das anunciadas pelo Bonner. Coisas como “Filantropista anônimo doa 200 rins humanos a hospital”, “Como encontrar uma fantasia máscula de Halloween para seu filho afeminado”, “Escola Montessoriana de Odontologia deixa seus alunos encontrarem seus próprios procedimentos para tratamento de canal” e por aí vai.

Bebendo na sempre abundante fonte da sátira do cotidiano, o site espinafra sem dó os suspeitos habituais: de Obama a medalhões do showbiz, de fanáticos religiosos a clássicos do cinema, do Twitter a eventos esportivos. Há artigos, vídeos e programas de rádio divididos como num portal de notícias tradicional, com a diferença de que lá é Primeiro de Abril o ano inteiro.

Com um olhar um pouquinho mais crítico, dá pra perceber também o cutucão nas feridas que o império gosta de esconder, como a maneira que trata seus imigrantes, a linha fina que diferencia valores sagrados de pretextos para a hipocrisia, etc.

Com um olhar um pouquinho menos crítico, vale (e muito) pela risada.

Ah, e pelos pesos-pesados que anunciam no site, parece que a turma do Onion já está muito bem instalada naquela invejada categoria de trabalhadores que ganham dinheiro pra falar besteira…

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “Jornalismo-mentira assumido. E hilário.”

  1. Carmen Says:

    Bom demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: