Lusa campeã!

by

Devo dizer que o post abaixo feito pelo Davi, sobre a ausência de patrocínio em uma camiseta de futebol, me deixou bastante satisfeito, pois envolve duas de minhas paixões (e não, não é a camiseta do Corinthians): Futebol e Marketing. O mais bacana foi que, inesperadamente, a querida Portuguesa (o quarto time de São Paulo – basicamente o time de todo mundo, quando o principal não está legal) inovou, apresentando, juntamente com seu novo terceiro uniforme, o conceito de realidade aumentada para o futebol.

Agora vai!

Não explicarei aqui exatamente o projeto, a mídia online já a está fazendo (link aqui), mas acho que tal ação vai abrir novos caminhos para o ainda pequeno mercado da bola (apesar dos vultuosos contratos e a alta quantidade de dinheiro que passeia de um lugar a outro). Primeiro que, esta iniciativa, além de ser uma competição saudável entre os torcedores do time, gera, para os patrocinadores, uma visão mais detalhada dos consumidores de suas marcas. Para a fabricante das camisetas, fica se sabendo quantas camisetas originais foram vendidas (além de muito provavelmente aumentar as vendas da mesma). Para o clube, uma mostra de competência da diretoria que também o deixa mais atrativo para novos negócios. Além disso (e é provavelmente o ponto-chave desta iniciativa), passa-se a ter uma visão ainda mais detalhada de quem, como e quantos são os consumidores daquele time, criando um banco de dados detalhado e altamente rentável.

O começo de 2010 me empolgou, com relação as questões de marketing do futebol. O mais bacana aqui, é que esta ação não veio de nenhum dos 3 grandes de SP, que costumam alardear demais suas estratégias de marketing. Será que alguém vai ter alguma boa ideia para “competir” com a Lusinha? É esperar pra ver.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: