Para os mais desatentos, à primeira vista essa garrafa pode parecer um novo isotônico de cor estranha e textura bizarra. Nada disso! Com uma obervação um pouco mais atenta, você poderá notar que as brancas letras maiúsculas da embalagem dizem (em inglês) “8 garrafas de plástico recicladas: 1 camisa de futebol”., e estão cuidadosamente posicionadas acima do logo que representa reciclagem.
Se você ainda não sabe do que se trata, estamos falando das novas camisas lançadas pela Nike para a Copa do Mundo 2010, que são feitas garrafas pet recicladas. Por mais estranho que pareça, é possível fabricar tecidos cuja matéria prima não é o algodão ou o nylon, mas sim garrafas plásticas. Mas essa parte química eu vou deixar de lado, porque não manjo po*** nenhuma!
O interessante aqui é que a Nike pegou carona com a onda sustentável (a empresa já vem produzindo borrachas com 90% menos toxinas que as tradicionais há algum tempo) e soube incorporar isso no lançamento das novas camisas que Brasil, Portugal, Holanda e outras seleções vão usar na Copa do Mundo da África do Sul.
O site NOTCOT apresentou essa semana o press kit que receberam da Nike e divulgou algumas imagens. No kit, a camisa do Brasil – a primeira lançada – vinha dentro de uma garrafa plástica, e acompanhada por um pen drive com o press release e imagens da nova coleção.
A idéia da garrafa em si já é bastante interessante, mas a camisa ainda traz detalhes bacanas. Atrás do brasão das seleções – isto é, do lado avesso das camisas – há uma mensagem com grafias meio artísticas. Na camisa brasuca, a mensagem impressa é “orgulho e amor”, além da já tradicional inscrição “nascido pra jogar futebol” na gola.
Bom, a Nike está fazendo – e bem feito – a parte dela… agora falta o hexa, né?
4 de março de 2010 às 12:36 |
AMEI!!! Quero um kit desse pra mim!
4 de março de 2010 às 12:43 |
IRADA!
Hahaha amei a embalagem!
E amei os detalhes da camisa… mas principalmente a consciência da empresa.
Show de bola… =)
4 de março de 2010 às 15:15 |
Excelente, Davids! Belo post e belas fotos.
Tem empresa que já percebeu que a tragédia ambiental também é inimiga do lucro, e descobriu que ser verde rende verdinhas.
Outras preferem continuar mamando numa fonte que, quando secar, adeus viola.
4 de março de 2010 às 20:14 |
Bastante interessante a escolha da notícia, que vem enfocar o lado positivo e saudável do esporte, da propaganda, da sustentabilidade.
E das leituras!
Gostei!
Inclusive dos comentários!
15 de julho de 2010 às 15:58 |
[…] q todas q disputarão a Copa do Mundo (Holanda, EUA, Portugal, etc). No Blog da Pimenta (https://blogdapimenta.wordpress.com/2010/03/04/show-de-bola-antes-mesmo-da-bola-rolar/), este qual foi indicado pelo meu amigo Rodolfo Yamada pelo Twitter (@rodolfo_yamada) vcs […]