3D – Diversão, Diferenciação e Dinheiro

by

A moda 3D está, aparentemente, começando a pegar! Depois da popularização de tal através do belíssimo filme de James Cameron, totalmente filmado com a tecnologia 3D (algumas animações já fazem uso de tal tecnologia, mas em menor escala/gastos), o mercado começa, aos poucos, a se adaptar para trazer aos consumidores tal experiência, na sala de sua casa.

Pegue seu óculos, esta imagem é 3D!

Pegue seu óculos, esta imagem é 3D!

Estive ontem em uma loja em um shopping aqui em Toronto e encontrei 2 televisões já incorporando tal tecnologia. O equipamento consiste na televisão (obviamente) e em um óculos específico para a visualização. A Copa do Mundo na África será filmada e transmitida em 3D, através de alguns canais e jogos de videogame já estão sendo aos poucos adaptados para terem o feel tridimensional (havia um jogo sendo demonstrado na mesma loja). Mas qual o grande apelo aqui?

Estamos hoje em uma era de sensações. Assistir a um filme, seja ele no cinema ou em casa, envolve toda uma experiência e muitos transformam tal em um evento social (além do manjado “cineminha à dois”). As empresas sabem disso e estão sempre tentando promover novas alternativas para satisfazer todos, através de evoluções (Cassete para CD, CD para DVD, DVD para Blu-Ray…) e, ao que tudo indica, o próximo passo lógico é a tridimensionalidade. Será?

A primeira coisa que veio em minha cabeça foi o Laser Disc (LD). Teoricamente, o substituto do CD, aquele bolachão metalizado que trazia qualidade superior e horas de prazer para quem os assistisse. Seu sucesso foi ínfimo (sei apenas de um amigo que tem/tinha tal equipamento) e, até certo ponto, sinto o mesmo com o Blu-Ray. É uma excelente tecnologia, a imagem é maravilhosa, qualidade indiscutível, mas ainda sim representa uma pequena parcela do comércio e, por conta de seus altos preços, afugenta consumidores (será que realmente vale pagar o dobro por algo de qualidade não tão absurdamente superior?). Temos também os maravilhosos (e mal-utilizados) MDs (mini-discs). Um equipamento que iria “matar” o CD por ser pequeno e capaz de armazenar o mesmo tipo de informação, com a mesma qualidade. Um fracasso, mas que ao menos “sobreviveu” por mais tempo que os LDs. Seria a tecnologia 3D mais uma dessas?

Eu acredito que não. Acho que sua inserção no mercado está acontecendo de forma gradativa e produtos como “Avatar” o dão segurança para serem desenvolvidos. Ainda é uma tecnologia bastante cara (aqui no Canadá a tal televisão não sai por menos de 4 mil dólares – imagino quanto deva ser no Brasil, se é que ela já chegou aí) e os produtos para ela são pouquíssimos. Mas é uma nova forma de se ver o mundo, de se interagir com o telespectador e, para o que nos interessa, consumidores. Considero esta nova fase de evolução como algo que veio para ficar e as empresas que souberem tirar bom proveito disso com certeza serão lembradas por um bom tempo, ou por serem pioneirsa, ou por entregarem um produto de qualidade (uma bela propaganda, por exemplo). Ainda é cedo para se cravar com certeza o que acontecerá, mas acredito que empresas que tenham em sua missão palavras como “tecnologia”, “inovação”, “criatividade”, “pioneirismo”, com certeza já começaram a se mexer.

É um novo mundo de possibilidades. E, se bem feito, será consumido.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “3D – Diversão, Diferenciação e Dinheiro”

  1. 3D morreu. « Blog da Pimenta Says:

    […] é verdade), faz jus à realidade. Desde a estréia e popularização de Avatar (comentados aqui e aqui), que recebeu 71% de sua renda total advindas de projeções 3D, a procura pelas projeções 2D tem […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: