O fim da Torre de Babel

by

Primeiramente: Não estou mencionando o último capítulo da antiga novela! A Torre de Babel “oficial”, para os que talvez não a conheçam, era uma gigantesca estrutura bíblica, situada na Babilônia, conhecida por abrigar, em seu interior, uma população de diversas culturas e linguagens e que, por conta disso, gerava problemas de comunicação. Porém, a Google parece querer acabar com tal “fenômeno bíblico”!

Ultimamente, por conta de minhas aulas de francês, tenho me utilizado bastante do Google Translate e tenho me surpreendido pela capacidade do programa em tentar achar as melhores alternativas. Assim como eu, muitas pessoas tem amigos de outras nacionalidades e que falam linguagens diferentes (por vezes até extremamente complicadas) e, por conta da natureza humana e sua infindável curiosidade, queremos saber de vez em quando o que é que eles estão falando para outros amigos. Por conta disso, esta ferramenta disponível pelo Google é, atualmente, a melhor alternativa.

Além de conseguir traduzir palavras individualmente, é possível também fazer traduções de frases inteiras, mantendo, até certo ponto, a coerência da mesma. Um erro ou outro é esperado, claro, mas a precisão da tradução é muito boa, conseguida esta por utilizar-se, em sua base de dados, não só palavras de dicionários, mas textos completos advindo majoritariamente da ONU, órgão internacional que já tem seus documentos em diversas línguas!

Portanto, da próxima vez que você receber um texto incompreensível (ou quiser apenas fuçar o que seu amigo do outro lado do mundo está dizendo), já sabe onde procurar uma “tradução”. Pena que ainda não seja possível traduzir aquilo que seu chefe quer!

PS: People from all around the world, if you can’t understand what’s written in here, just click on the link I’ve left above. No more excuses!

Tags: , ,

2 Respostas to “O fim da Torre de Babel”

  1. Cleber Says:

    Ai Gabriel… de vez em quando eu dou uma fucada no Google translator. Nao preciso mto dele, entao e mais por curisidade mesmo. Quando se traduz um texto formal, o desempenho e muito bom! Logico que aquelas conversas de boteco, cheia de girias, nao rolam. Mas se voce pegar uma reportagem de um jornal, o translator vai te dar uma boa ideia do q esta rolando!

  2. shaktar Says:

    O Google Translator é meu melhor amigo #prontoalei

Deixe um comentário

