Don’t shoot the messenger

by

Dizem que a frase é de autoria de Shakespeare. De qualquer forma, o significado é o seguinte: não ataque quem traz as más notícias; ataque quem as protagoniza.

Quem personifica as más noticias é Robert Gates, secretário de defesa americano.

O mensageiro é o WikiLeaks, que já comentamos aqui. Trata-se de um site que se especializa em publicar informação sobre abusos de qualquer natureza, sempre preservando a fonte e zelando pela autenticidade do material.

E a má notícia é que o Afeganistão vai de mal a pior (é novidade pra alguém?).

O que ocorre é que o tal do Gates resolveu atacar o WikiLeaks. Recentemente, o site divulgou dezenas de milhares de documentos sobre a guerra no Afeganistão. O argumento é o de que o site acaba por expor gente que não tem nada a ver com o peixe, pondo em risco a confiança do americano em suas forças armadas e também a de estados que tem os EUA como parceiros militares. O secretário condena o WikiLeaks por revelar táticas e métodos que deveriam ser top secret, e que teoricamente podem pôr em risco o efetivo americano no Afeganistão e suas fontes.

Mandar os jovens de seu país pra uma guerra sem sentido já me parece um risco considerável, com ou sem WikiLeaks. E quanto à proteção das fontes, o site ganhou respeito justamente por mantê-las anônimas.

Culpar o veiculo pelas noticias que carrega não aparenta ser muito sensato. Sejam as más noticias sobre uma seleção nacional de futebol, um regime abusivo ou uma política belicosa, parar de fazer besteira parece mais razoável do que reclamar sobre sua divulgação.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Don’t shoot the messenger”

  1. MG Says:

    Ouvi dizer que é uma expressão em Latim:
    “Ne nuntium necare”.

    =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: