Mídias interessantes

by

Responda rapidamente: quais são as melhores mídias para a divulgação de um seriado de TV? E para o lançamento de um carro? TV, revista e internet, você responderia prontamente? Bom, respostas rápidas, sem entender a essência do que você tem que comunicar e/ou vender, podem se tornar em respostas traiçoeiras.

Resolvi escrever este post depois de me deparar com duas campanhas bem interessantes pelas quais fui impactado diretamente.

Uma delas é da agência Z+ para a Fox, que divulgava a estréia do seriado White Collar, em agosto deste ano. A estratégia da agência era usar elementos fortemente ligados ao conteúdo do seriado para aguçar a curiosidade do pública impactado, e isso resultou em ao menos duas ações interessantes.
Uma delas chegou até mim numa quarta-feira de manhã. Como de costume, busquei no armário uma das camisas que tinha pego na lavanderia no dia anterior e quando a tirava do cabide, para minha surpresa, tinha uma mancha de sangue no colarinho. Claro, a mancha não era real, era elaborada especialmente para a série da Fox. Retirei a tira que do colarinho (para quem não sabe, toda camisa vem da lavanderia com uma tira de papelão para dar o formato do colarinho após passar) e lá estava uma mídia que me chamou a atenção: pouco mais de 30 cm de cumprimento e cerca de 3 cm de largura em papel com gramatura que deve ser algo como 230g ou 250g. A peça em si não tem nada de mais, mas ela estava em um lugar de alta relevância para aquilo que ele divulgava.

A mancha de sangue debaixo do colarinho não é de verdade. Mas também não é molho de tomate...

Gostei da ação e fui pesquisar mais. Encontrei outra ótima idéia da Z+, ainda para o seriado White Collar: adesivar os elevadores do shopping Villa Lobos de modo que eles ficassem parecendo duas celas de prisão (cenário onde, aparentemente, se passa o primeiro capítulo de White Collar).  Sem dúvida uma ativação de impacto para quem entrou ou passou pelos elevadores do shopping.

Parece uma cela, mas é um elevador

Hoje outro anúncio agradou. Recebi a Playboy da Larissa Riquelme e, conforme fui folheando a revista encontrei um anúncio de duas páginas da Peugeot para o novo Peugeot 207 Quicksilver. Até aí, normal, já tinha visto um filme deste carro na TV e não me saltou aos olhos. Mas o anúncio criado pela Loducca era de aspecto meio opaco e tinha um cheiro que me lembrava borracha aromatizada. O título da peça era simples e direto: “Um carro tão perfeito para surfista, que o anúncio já é a parafina”.

Anúncio do Peugeot 207 Quicksilver

Pois é… a página opaca e com aroma era uma folha de parafina! Uma rápida instrução abaixo da imagem do carro nos encorajava a arrancar a página, amassá-la e usar na prancha de surf.

Eu não sei para que serve a parafina na prancha e ainda se soubesse, também não tenho uma e não sou surfista…rs.  Mas tenho forte impressão de que a Peugeot conseguiu falar com o público dela, e não só falou, mas falou na língua deles. Né, brô ??!!

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

