“Eu já sabia!” – dizia o manguaça

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A cerveja pode não ser a melhor, mas o copo tem que ser Americano

Quem frequenta boteco – e veja, estou falando boteco, não bar – pede pra trocar de copo se a cerveja é servida num tulipa, num copo de requeijão ou numa caneca de vidro. “Meu amigo, isso não é copo pra cerveja” – geralmente exclama um manguaça, que é rapidamente endossado pelos outros da mesa.

Botequeiro que é botequeiro sabe: copo bom é Copo Americano. E faço questão de usar C e A maiúsculos ao citar esse minimalista porém fabuloso modelo de copo criado pela empresa brasileira Nadir Figueiredo em 1974.

Mas o Copo Americano já não é mais o mesmo. Apesar do seu design continuar inalterado desde sua concepção, hoje o charmoso copinho de boteco goza de um crescente status que já é comparado com o das sandálias Havaianas (matéria do Valor Econômico – leia a íntegra aqui). Ainda que não possa ser colocado no mesmo patamar das sandálias que “todo mundo usa”, o Copo Americano tornou-se especialmente reconhecido depois de ter sido exposto no MoMA (Museu de Arte Moderna de NY). Tem fã até tatuando o copo na panturrilha!!

E, de fato, a trajetória dos dois produtos possuem similaridades: de patinho feio, se tornaram belíssimos cisnes! Produtos de baixo custo, inicialmente desenvolvidos para um mercado mais popular e, ao passar do tempo foram se tornando pop, mainstream, cool, cult, ou seja lá como você prefere chamá-los. E mais, assim como várias coisas por aqui (o que ainda me incomoda um pouco) foram reconhecidos pelo público brasileiro depois de chamar a atenção no exterior. Algo como “opa, os gringos curtem, então deve ser legal mesmo!”.

Levando seu produto chefe mais a sério (o Copo Americano responde por 25% do faturamento total da empresa) Nadir Figueiredo vê uma oportunidade de alavancar o nome da empresa pegando carona no bom momento do produto. Como destacado na matéria do Valor Econômico “Nadir Figueiredo tem um produto que é maior que a própria empresa”.

Não se vende 6 bilhões de nada que seja menos que excelente!

Em meados de 2010 a empresa lançou mão da Promoção Copo Americano.  A promoção em si não me pareceu muito apelativa e meio sem gancho, mas deve ter sido divertida para aqueles que participaram. Veja abaixo o vídeo vencedor

Mas as ações não param por aí. Vários modelos de Copo Americano tem sido agregados à família, e hoje há copos específicos para vários tipos de bebidas, sempre seguindo o desgin original. Copos customizados para a Copa do Mundo ou estampados com as famosas caveiras do Alexandre Herchcovitch são criações que podemos ver no blog Curiosidades do Copo Americano.

 

Cerveja, whisky, tequila, suco ou caipirinha: há sempre um Copo Americano certo para a sua bebida!

Por sinal, além de ler o blog, você pode até seguir o Copo Americano no Twitter.

“Eu sei lá o que é essa porra de “Tuiti”, blogue ou quem é o baitola do Alexandre-sei-lá-o-quê… mas que o Copo Americano é bom pracarai EU JÁ SABIA” – diz o manguaça no balcão do boteco.

P.S. Confesso que não sei a origem do nome Americano num produto 100% brasileiro. Manguaças de plantão, quem souber explicar, favor deixar comentário.

P.S. 2 – A piada “sabe como chamam o Copo Americano nos EUA” será altamente tolerada neste post!

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2 Respostas to ““Eu já sabia!” – dizia o manguaça”

  1. Tweets that mention “Eu já sabia!” – dizia o manguaça « Blog da Pimenta -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Davi Cury Gomes, Blog da Pimenta. Blog da Pimenta said: "Eu já sabia!" – dizia o manguaça: http://wp.me/pHdar-cM […]

  2. Tião Says:

    A legítima “média” é um pão com manteiga e um café com leite, mas este tem que ser no copo americando.

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