Sua marca está pronta para as redes sociais?

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Redes sociais, para empresas, são hoje a coqueluche da interação. Grandiosas empresas começam a solidificar-se neste ambiente, médias empresas tentam seguir seus passos (e eventualmente criar suas próprias alternativas – o que é ótimo) e as pequenas já se estruturam tanto offline quanto online. Todos querem um pedaço deste terreno, mas nem todos sabem exatamente o que fazer.

Trabalhar com redes sociais não é suficiente, mas sim construir uma comunidade. E então?

É uma questão interessante: Marcas tendem a desenvolver um trabalho sério em redes sociais com o intuito de criar laços com seus consumidores, os torná-los colaboradores na divulgação da marca e, consequentemente, vendedores que atraiam ainda mais pessoas, seja você um e-commerce ou não. Se este é realmente o caso, qual é o próximo passo, a partir do momento em que há um número interessantes de seguidores no Twitter, ou fãs no Facebook?

Muitos usuários (ou consumidores) receam que, a partir do momento que criam uma relação com a marca, serão invadidos apenas com mensagens promocionais, ofertas de produtos e informações que os direcionem apenas ao consumo de produtos, de que não terão controle sobre aquilo que recebem. Por conta disso, os criadores e mantenedores dos canais de comunicações nas redes sociais têm de ter um planejamento sério, de longo prazo. A visão de quais serão seus próximos seguidores e tão importante quanto saber qual o rumo que a interação pode levar, planejar possíveis desvios (algo que, em uma sociedade “colaborativa” é praticamente impossível) e saber como as coisas terminarão.

Todas as boas coisas, invariavelmente, terminam.

Alguma coisa surgirá. Ferramentas, pessoas, canais, tudo se altera, tudo se renova. Muitos não gostam de pensar nisso, mas é verdade. Chegará (em pouco tempo) o dia em que todos, marcas e usuários, estarão ao mesmo tempo produzindo, analisando e consumindo conteúdo na forma de textos, imagens e vídeos que, ao invés de eventualmente chegarem ao grande público (pense que hoje, aqui no Brasil, ainda é a minoria que “participa” da internet), será veiculado para tudo e todos, amplificando o buzz exponencialmente. Será como tentar beber água de uma mangueira de incêndio.

Não se preocupe, tudo vai dar certo.

Bons profissionais são bastante adaptáveis e resilientes. Não importa a dificuldade da mudança, conseguem passar por cima disso, criar novas alternativas, inovar e entregar resultados incríveis. Portanto, agora é hora de pensar não somente em Redes Sociais, mas sim em como levá-las ao próximo nível, ou qual é este próximo nível, o que acontecerá a partir do momento em que a comunidade leal à empresa estiver criada e vivendo. Como ela se parece? Qual o motivo de ela existir? Como esta comunidade combina com as necessidades economicas da empresa? E, acima de tudo, como mantemos esta “entidade” viva, ativa, colaborativa?

É tudo muito novo (e ainda mais aqui no Brasil). Mas algo que devemos pensar de antemão, experimentar as novas plataformas, arriscar alternativas que ainda não são mainstreams. Este é o dever das agências. E a aposta necessária das empresas que pretendem sobreviver neste mundo novo e extremamente volátil.

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Uma resposta to “Sua marca está pronta para as redes sociais?”

  1. evelyn Says:

    por analogia, não sei se é possível uma analogia pois é muito novo, mas parece um pouco com os canais segmentados de tv a cabo. conforme dizem, as mídias estão convergindo para a internet. legal para pensar e pesquisar. bem legal!!!!!!!!!!!!!

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