Lucro gourmet

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Se há uma coisa que me encanta no mundo dos negócios é ser surpreendido por idéias aparentemente óbvias. Para mim as melhores idéias não são aquelas que me fazem pensar “nossa, é possível fazer isso?”, mas sim aquelas que me despertam um “caramba, claro! Como eu nunca pensei nisso antes?”.

Andando pelo shopping Higienópolis semana passada, reparei que diversas lojas compartilhavam um conceito e, dentre elas, duas me chamaram a atenção.

As lojas Talchá e Brigaderia, assim como algumas outras daquele mesmo shopping, resolveram tornar seus produtos – chás e brigadeiros, respectivamente – em presentes. O conceito não é novo, afinal O Boticário já faz isso há muitos anos, mas a novidade aqui é adicionar valor a produtos pelos quais geralmente não estaríamos dispostos a gastar muito dinheiro.

Vamos começar pelo chá. Quanto você gastaria em um pacote com 10 sachês de chá verde no supermercado? Digamos, R$ 5,00…R$ 8,00 no máximo? Claro, é um produto com foco no produto, não na experiência. Agora, adicione às ervas algumas lascas de casca de laranja e chame isso de blend. Organize a gôndola da sua loja com belas latas, deixe o cliente sentir o aroma de cada uma delas, ofereça degustação e arranje uma simpática embalagem com fita de cetim… pronto! O chá deixou de ser um produto chá e virou um presente chá. Você já pode cobrar R$ 30,00 por 50mg do produto e, provavelmente ainda vai conseguir vender uma embalagem de lata ou tubete por mais R$ 9,00. O consumidor, sorrindo, paga quase R$ 40,00  num produto que no supermercado ele não pagaria R$ 10,00. Esta é a força da idéia de presente.

Chá produto x Chá presente: grande diferença na percepção do consumidor

O mesmo acontece com os brigadeiros. Quando pequenos, os comemos em festas infantis; um pouco mais velhos, os fazemos na panela para comer assistindo um filme; depois voltamos a devorá-los em festas de nossos filhos ou sobrinhos. O fato é que nunca paramos de comer brigadeiros em nossas vidas e, já que eles são tão apreciados, também podem ser ótimos presentes. É isso que faz Brigadeira, e na mesma lógica do Talchá, credencia-se a cobrar muito mais por um produto ao torná-lo gourmet, chique e, de certa forma, inovador.

Chá é muito mais do que a bebida que tomamos quando estamos doente

Brigaderia do Shopping Higienópolis: só pela fachada já sabemos que vamos pagar mais caro. E não vemos problema algum nisso!

Reinventar o óbvio faz com que nossos parâmetros sejam alterados e até a percepção de caro e barato seja reavaliada. Estamos, em geral, dispostos a pagar mais por algo que ofereça novidade, exclusividade ou criatividade. Ou tudo junto.

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5 Respostas to “Lucro gourmet”

  1. Margot Says:

    Muito bem analisado. Partabéns!

  2. evelyn de castro heeren Says:

    bem legal! compliments to the chef! acho que novidade, exclusividade e criatividade são muito prazerosos. Mas talento também dá satisfação. É o caso, por exemplo, dos chocolats Valrhona na Al. Lorena. Congratulações!

  3. evelyn Says:

    bem legal! compliments to the chef! novidade, exclusividade e criatividade são muito prazerosos. Mas talento também dá satisfação.
    é o caso dos chocolats Varlhona da Al. Lorena que também mantém uma escola de chocolate na França. congratulações!!!!!!!!!!!

  4. davicury Says:

    Que bom que gostaram, moças!

    ah, vou explorar mais sobre esse Varlhona, obrigado pela dica!

  5. Nancy Says:

    Gostei da análise e reflexão a respeito dos produtos.
    Posso acrescentar que o público-alvo tb é importante?
    Localizadas essas lojas em shoppings q visam o alto poder aquisitivo de sua clientela, presentinhos sempre têm ótima saída.
    E, conforme sua elucidação bem pensada, com boas propostas.
    Beijo!

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