Adestre o mico pra trabalhar a seu favor

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Rir de si mesmo, comprovadamente, deixa a vida mais leve. E pode deixar o bolso mais pesado, também. Quando leva um tombo na frente da escola inteira, você pode sentar e chorar ou dar risada com todo mundo. Algumas empresas e pessoas já aprenderam a fazer isso. Outras continuam a ser o alvo da chacota ao invés de se beneficiar dela.

Pra dar certo, a estratégia do “rir pra não chorar”  precisa de um bom parceiro: alguma celebridade com senso de humor e jogo de cintura. Vamos a alguns exemplos.

Olha que graça o Branson de comissária!

Você conhece Sir Richard Branson, né? O cara vale um post, sem dúvida. É imperador vitalício do mega conglomerado Virgin, que inclui gravadora, companhia aérea, companhia aeronáutica, companhia aeroespacial, plano de saúde, empresa de telefonia, de bebidas, escola de culinária e editora de quadrinhos – uma coisa assim meio ACME. Fomenta pesquisas na área de biocombustiveis, células tronco, aquecimento global. E ainda acha tempo pra quebrar recordes  voando de balão, pilotando todo tipo de veículo, dando a volta ao mundo etc.

Invejo o cabra por pelo menos três razões. A primeira é a que ele sabe ganhar dinheiro. A segunda é que ele sabe como gastar dinheiro.  E a terceira é que ele sabe que há coisas muito mais importantes do que dinheiro. Como, por exemplo, se divertir.

Já que  não tem muito motivo pra engolir sapos, Branson os arranja, deglute o batráquio com classe e ainda capitaliza em cima disso. Ano passado, por exemplo, resolveu criar uma escuderia de Formula 1. Empreitada simples, baratinha. Acontece que um outro bilionário, dono de outra companhia aérea, teve a mesma idéia. E os dois apostaram que quem tivesse o pior desempenho, teria que pagar uma prenda: trabalhar de aeromoça na companhia rival. Branson perdeu. E transformou a coisa numa ação de caridade: leiloou as passagens a preço de ouro por uma boa causa, e vai fazer de seu mico uma boa ação.

 

Por falar da F1, é dela que pesquei outro cara que sabe fazer limonada com os limões que a vida lhe dá. Bernie Ecclestone, octogenário chefão da categoria, foi assaltado e agredido enquanto usava um relógio de uma marca parceira do esporte. Mas não perdeu o rebolado: tirou uma foto do seu rosto após o ataque e enviou à fabricante dos relógios com a legenda: “As pessoas fazem qualquer coisa por um Hublot”. Virou anúncio da marca, e de quebra deu uma melhorada em sua imagem de cartola meio obscuro, rabugento e antiquado.  Olha só:

 

E o engraçado é que aqui em terras tupiniquins parece que a galera ainda não desenvolveu esse traquejo de transformar um bafão em piada. O brasileiro, famoso pela malandragem com que trata situações adversas, ainda corre pra abafar qualquer ameaça de escândalo, se apressa pra desmentir um boato de namoro, bota panos quentes em toda mancada. Talvez um dia veremos a top que escorrega na passarela contra-atacar lançando um modelo de sandália antiderrapante. Ou o jogador manguaça promovendo uma marca de sal de frutas. Modelo periguete fazendo campanha pelo uso de camisinha. As possibilidades são muitas – é só aliar a decantada irreverência do brasileiro a um pouco de senso de oportunidade, e eis uma boa receita pra gerar simpatia e falatório (positivo) pela sua marca.

 

 

 

 

 

 

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2 Respostas to “Adestre o mico pra trabalhar a seu favor”

  1. evelyn Says:

    super inteligente + interessante!! acho que sir richard branson é tanto um grande midas inclusive com com os limões que a vida lhe dá como também um grande visionário e empreendedor. muito legal!!!

  2. Yuri Teixeira Says:

    Excelente tópico!!! Muito bem argumentado e defendido. Boa, Ney!!! : – )

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