Uma idéia genial ou um grande mico?

by

Desde a explosão do uso da internet e principalmente do aumento exponencial do uso das redes sociais o marketing viral tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficaz de divulgação de marcas e produtos.

Vimos diversos cases de sucesso nos últimos anos. Anúncios muitas vezes simples e com custo irrelevante que conseguiram atingir uma audiência praticamente impensada, em um espaço de tempo muito curto.

Algo que com o “Marketing boca a boca” tradicional seria muito mais caro… e com certeza muito mais demorado.

Com esta maravilhosa ferramenta em mãos, as empresas tem uma excelente oportunidade de atingir pesadamente seu público alvo. Na mosca!!! Uma chance de ouro de bombardear as pessoas com sua marca, divulgar sua empresa, divulgar seu produto ou serviço. Mostrar os atributos, estimular o desejo e claro, estimulá-los a consumir! Não há mal nisso, afinal, todo este suor precisa ter um propósito.

Há alguns anos atrás a marca inglesa de chocolate Cadbury, criou uma polêmica campanha para promover o produto  Dairy Milk, na qual um dos filmes mostra um gorila, inicialmente passivo em um ambiente qualquer,  enquanto a música “In the Air Tonight” do Phill Collins toca ao fundo, se transforma em um habilidoso baterista,  como se estivesse gravando suas faixas em um estúdio. O chocolate aparece apenas no final, enquanto ouvimos nosso baterista ao fundo.

Sensacional não?! A campanha foi muito bem recebida, avaliada pela crítica e  parodiada devido ao seu sucesso  (Quem assistiu “Se beber não case” já viu pelo menos uma dessas paródias).

Sinceramente eu não me senti tentado a provar o chocolate após ter visto esse famoso vídeo, apesar de ter achado interessante!

Claro que, com o sucesso, surge um aumento de vendas. Sutil, considerando o gasto que a campanha gerou. Vamos lembrar que o objetivo principal era o promover o produto em si!

Se você fosse responsável pelo Marketing da Cadbury, teria seguido com esta estratégia? Teria investido em uma campanha deste formato, abstrata, mesmo que promissora em termos de audiência?

Opinem!! Uma ideia genial, ou um “grande mico”, ou melhor, gorila?

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: