Empresas do ramo de child & baby care, alimentício e cosméticos, em geral, direcionam sua comunicação para as mães, pois sabem – ou acreditam – que elas são as responsáveis pela decisão de qual produto, qual marca e que frequência adquirir. Mas o comportamento do consumidor vem mudando e, de acordo com uma enquete feita pelo Yahoo em parceria com a eMarketer no início deste ano, os pais têm passado mais tempo em casa e, consequentemente, participado mais da vida dos filhos.
A enquete aponta que 66% dos pais se sentem ignorados por campanhas de vestuários, por exemplo, e 61% acreditam que as propagandas de personal care (cosméticos, higiene, etc) não estão se comunicando com eles. As duas categorias nas quais eles se sentem menos ignorados são automóveis e esportes. Sem surpresa aqui, né?
Comportamentos de consumo é dinâmico, é mutável e não é fácil de entender. Pesquisadores como Paco Underhill se dedicam inteiramente a compreender as evoluções dos hábitos que afetam os bolsos – ou caixas – das empresas (ironicamente o livro mais recente de Underhill é exatamente sobre consumo feminino). Acompanhar os desenvolvimentos e transformações dos hábitos é um desafio constante para as corporações. O “metrossexual” mudou o cenário do consumo masculino. E agora, qual é o próximo passo?
Artigo completo da enquete aqui.
Tags: compra, Consumidor, Família, Homem, Mercado, Pai, pesquisa
23 de agosto de 2011 às 19:09 |
Achei excelente reflexão sobre mkt, psi, sexualidade (eles só pensam naquilo? rs…) economia mundial, realtividade, familiaridade, modernidades, etc.
Num texto até que curto, uma grande abrangência!
Realmente pode-se refletir sobre múltiplos aspectos.
Beijos
Nancy
23 de agosto de 2011 às 19:09 |
corrigindo – relatividade