Automóvel OpenSource

by

Aos conhecedores de tecnologia, a palavra acima relaciona-se diretamente ao seu mundo. OpenSource nada mais é do que um software montado em uma base aberta, passível de alterações pelos usuários. O Linux, sua principal aplicação, hoje conta com uma certa popularidade, além de customizações das mais diversas. Podemos citar também o ainda beta Google Wave, uma experiência da Google para gerenciar mensagens instantâneas, e-mails e feeds de informação.

Porém, antes restrito ao mundo binário, a experiência de “abrir o código” e permitir que os usuários alterem aquilo que acham válido ganhou um novo Mercado: o automobilístico. A Fiat, através de seu site  FiatMio.cc, pretende desenvolver seu carro através da colaboração primordial de seus consumidores, ao invés de uma equipe de desenvolvimento apenas.

FiatMIo

A ideia, inédita no Brasil e, acredito eu, no mundo, vem para criar uma comunidade dos consumidores de carros (sejam eles Fiat ou não) e, sem dúvida alguma, gerar brand loyalty. Além disso, a proposta da Fiat é de revolucionar o mercado, conforme declarado no headline do projeto: “O Fiat Mio é uma união de ideias. As suas ideias somadas à nossa vontade de fazê-las acontecer vão criar um novo modo de se pensar o futuro dos carros.“.

O site é dividido em três áreas: Ideias livresMontagem técnicaInspire-se. No primeiro, toda e qualquer ideia é recebida, por mais absurda que pareça (como uma que já está lá, sobre o ambiente interno refil, em que as laterais internas das portas podem ser substituídas por outras imagens, etc) e analisada. Conhecimento técnico é desnecessário. Criatividade (ou não) fala mais alto.

Na segunda aba, são discutidos os assuntos mais pé-no-chão da montagem técnica, Quantas portas o carro deve ter, quais acessórios são importantes, como reduzir o ponto cego do motorista e criar um ambiente de direção mais seguro e tranquilo. Aqui, o que eu achei mais interessante é o tópico que discute sobre a atualização do veículo versus a compra de um novo modelo (isto é sem dúvida uma excelente discussão).

Inspire-se é um apanhado de sites sobre tecnologia e automobilismo, sem distinção sobre rivais. Permite aos usuários absorver informações e ideias de outras fontes sem ter que ficar caçando-as. As informações aqui estão divididas entre geral, ergonomia, segurança, materiais, design, infotainment e propulsão, agregando praticamente todas as áreas de interesse.

Talvez a maior sacada da Fiat tenha sido a questão da abertura da informação. Além de permitir que o consumidor seja parte do desenvolvimento, ela está também abrindo as portas para seus competidores, tanto na absorção de informação quanto na distribuição da mesma. O site não pretende gerar um conteúdo e trabalhar as patentes e o desenvolvimento em uma salinha fechada, apenas com técnicos. Tudo aquilo que está sendo desenvolvido e pensado pode ser replicado por qualquer empresa do ramo ou até mesmo outras empresas que façam produtos semelhantes. Com isso, a empresa italiana coloca-se à frente e cria um clima de desconforto em suas competidoras: Se alguma das ideias geradas no site for adotada por um novo modelo rival, a Fiat poderá gabar-se de que aquilo foi criado por ela. Se as outras montadoras resolverem não fazer nada, poderão perder mercado pois não estarão ouvindo seus consumidores.

Uma ÓTIMA ideia da Fiat, uma guinada extremamente saudável para o mundo automobilístico. Espero apenas que tudo isso não fique apenas no papel. Ou no site.

Dica da Fábrica Estratégica, valleuz!

Anúncios

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Automóvel OpenSource”

  1. Cleber Says:

    Interessante. Sera que seu mandar uma boa ideia eles me dao uma unidade do carro? 😀

  2. Thiago Says:

    Boa iniciativa. Sem duvida em ambientes colaborativos o desenvolvimento é mais rapido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: